A Sinfonia n.º 1 em Dó menor, Op. 68, de Johannes Brahms, é uma das obras mais importantes do repertório sinfónico. Composta ao longo de 14 anos e estreada em 1876, é frequentemente chamada de "A Décima de Beethoven" pela sua grandiosidade e continuidade do legado clássico-romântico. Dividida em quatro movimentos, a obra combina densidade orquestral, temas líricos e um majestoso Finale em Dó maior, culminando num dos momentos mais triunfantes da música sinfónica.
Consta igualmente do programa o Poemeto Sinfónico Inês, de David de Sousa, inspirado no episódio de Inês de Castro relatado nos Lusíadas, de Camões, sendo uma homenagem à trágica história de Inês de Castro, uma figura central da história portuguesa. A obra evoca a atmosfera dramática e lírica da narrativa, explorando o romance e a dor que envolvem o mito de Inês. Com rica orquestração e expressividade, David de Sousa transporta o ouvinte ao cenário medieval português.
Ambas as obras destacam a capacidade da música em unir emoção e narrativa. Nos 500 anos da morte de Luís Vaz de Camões, a Orquestra Municipal de Sintra D. Fernando II homenageia, assim, o grande Poeta.
Ficha Técnica e Artística:
Orquestra Municipal de Sintra D. Fernando II
Cesário Costa - Direção | Sintra Estúdio de Ópera - Produção
Classificação etária: < 6 anos (interdita a entrada a menores de 3 anos)
Duração aproximada: 60' (sem intervalo)
Entrada livre mediante reserva através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., sujeita às disponibilidades no máximo de 2 bilhetes por pessoa, sendo o bilhete eletrónico enviado para o mesmo endereço do remetente.