Música

Festival de Sintra | Martin Fröst e Orquestra Municipal de Sintra

Música
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  2025-06-20 21:30

  Auditório Jorge Sampaio

A Orquestra Municipal de Sintra D. Fernando II dá início a esta nova participação no Festival de Sintra através da escuta da raramente tocada Sinfonia que abre a ópera Artemisia, Regina di Caria, de António Leal Moreira, escrita para a corte lusa e estreada no Palácio da Ajuda em 1787, quando esta era a sede oficial da família real ainda no seguimento do terramoto de 1755, e onde tinha lugar uma vibrante e intensa vida musical, com participação dos principais compositores e intérpretes presentes no reino de Portugal ou de passagem pela sua capital.

Composto em 1791, o último ano de vida de Mozart, - também um dos mais produtivos - o Concerto para Clarinete é o pináculo de toda a literatura para clarinete e orquestra, marcando também o corolário da relação de interesse que Mozart vinha desenvolvendo com este instrumento, que em finais de século XVIII representava ainda uma invenção recente, muito se devendo a sua credibilização ao clarinetista Anton Stadler, para quem Mozart compôs várias peças, incluindo este Concerto.

Considerado como a sua despedida musical, pois foi a última obra que Mozart completou, o Concerto para clarinete explora os inúmeros recursos técnicos deste instrumento, como a sua amplitude de registos, do grave ao agudo, assim como uma enorme elasticidade e agilidade, que se somam a uma capacidade melódica notável, tornando o clarinete não só um instrumento apetecível para solistas e orquestras, como lançando aquilo que é o paradigma da escrita para um instrumento de sopro solista.

A música, essa, já se sabe: é divina. As melodias que se sucedem, a jovialidade dos andamentos externos e a beleza desarmante do andamento intermédio, o famosíssimo Adagio, o jogo de complementaridade entre solista e orquestra, tudo se conjuga segundo a mão do mestre num concerto que se ouve hoje com tanto prazer como há mais de duzentos anos e que nunca, desde então, saiu do repertório preferido de clarinetistas e melómanos de todo o mundo.

Estreado em 1920, representando mais uma brilhante produção do empresário e visionário Sergei Diaghilev para a companhia dos Ballets Russes, Pulcinella junta uma mão cheia de mentes geniais: Stravinsky compõe a música, Picasso realiza a cenografia e adereços, e Massine desenvolve o libreto e a coreografia.

A premissa era a recuperação da commedia dell’arte italiana, com fortes raízes partenopeias, partindo do trabalho original sobre velhas composições de Pergolesi, muitas delas supostamente esquecidas, daquele que foi um genial compositor napolitano do século XVIII, falecido aos 26 anos em 1736.

Através do aproveitamento de partituras que lhe foram enviadas de Nápoles e outras latitudes, Stravinsky reciclou o que julgava ser um conjunto de composições autênticas de Pergolesi, quando na verdade estava a trabalhar com música de pelo menos cinco autores diferentes. A famosa música de abertura, a Sinfonia, é da autoria do veneziano Domenico Gallo, por exemplo.

Apesar do erro de atribuição autoral, a música que Stravinsky decidiu utilizar apresenta uma grande coerência estilística e presta-se a uma variedade de ambientes e um colorido de emoções sem igual. A felicidade e frescura que transparecem desta música, com a orquestração e desenvolvimento de Stravinsky, não passaram despercebidas a ninguém, a começar pelo próprio compositor, para quem esta composição foi um ponto de viragem estética, dando início à sua fase neoclássica e ao resgate daquilo que eram modelos e ideais de beleza antigos, que encontraremos noutras composições imortais como a ópera The Rake’s Progress, o oratório Oedipus Rex ou o bailado Apollon Musagète.

Dada a sua popularidade imediata, Stravinsky aproveitou a música de Pulcinella para uma suite orquestral, que neste concerto se dá a ouvir, assim como uma outra suite para violino e piano, a que chamou Suite Italienne.

 

Martin Fröst, clarinete | Cesário Costa, maestro Orquestra Municipal de Sintra D. Fernando II

Programa:

António Leal Moreira, Sinfonia da ópera Artemisia, Regina di Caria

Wolfgang Amadeus Mozart, Concerto para clarinete em Lá maior, K.622

Igor Stravinsky, Suite de Pulcinella

 

Bilhetes à venda na Ticketline.  

Mais informações em Festival de Sintra.

 

 

 

 

Lista de datas (página de detalhes do evento)


  • 2025-06-20 21:30
MORADA
Centro Cultural Olga Cadaval
Praça Dr. Francisco Sá Carneiro
2710-720 SINTRA

EMAIL
geral.ccoc@cm-sintra.pt

TELEFONE
(+351 ) 21 910 71 10
Estacionamento gratuito a 800m do Centro Cultural Olga Cadaval
Parque P1 N - Parque Portela 1 Norte
Av. Mário Firmino Miguel
(em frente à estação de comboios da Portela de Sintra)
Mais informações em parking.sintra.pt

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