A Festa do Cinema Italiano chega a Sintra com uma programação diversa. Depois das sessões em Lisboa, em abril, o festival viaja até ao Centro Cultural Olga Cadaval nos dias 3, 4, 10, 17 de maio.
Na 18ª edição deste que é o principal evento em Portugal dedicado à sétima arte e à cultura italiana, celebra-se o vasto património do cinema italiano, dando a conhecer o melhor da sua produção contemporânea.
Após uma infância despreocupada e uma adolescência turbulenta, a Festa do Cinema Italiano atinge finalmente a maioridade através de uma programação ousada e consciente, da qual constam as mais recentes obras dos maiores autores de cinema italiano, inéditos em Portugal, e diretamente dos mais prestigiados festivais internacionais, como Cannes, Veneza e Berlim.
Organizada pela Associação Il Sorpasso, em colaboração com várias instituições públicas e com o apoio de parceiros privados, o festival de 2025 conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa, da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, do Instituto do Cinema e do Audiovisual - ICA e da Cinecittà.
18 de maio, domingo, 17H00
Disco Boy
de Giacomo Abbruzzese / França, Itália, Bélgica, Polónia / 2023 / 91'
com Franz Rogowski, Morr Ndiaye, Laëtitia Ky, Leon Lučev
Drama, Legendado PT
Na sua estreia, Abbruzzese cria um filme que transcende padrões, explorando os traumas da guerra no subconsciente humano. Galardoado com o Urso de Prata no Festival de Berlim, a obra apresenta fantasmas como manifestações tangíveis de memórias dolorosas, assombrando quem viveu o conflito. Com Franz Rogowski no papel de Aleksei, um bielorrusso que se junta à Legião Francesa, o filme questiona o sentido da existência, seguindo a tradição de cineastas como Clint Eastwood ao mostrar a guerra sob perspectivas opostas. A banda sonora de Vitalic eleva a narrativa, transformando a discoteca num espaço de transcendência e utopia.
Bilhetes à venda em Ticketline.