A Festa do Cinema Italiano chega a Sintra com uma programação diversa. Depois das sessões em Lisboa, em abril, o festival viaja até ao Centro Cultural Olga Cadaval nos dias 3, 4, 10, 17 de maio.
Na 18ª edição deste que é o principal evento em Portugal dedicado à sétima arte e à cultura italiana, celebra-se o vasto património do cinema italiano, dando a conhecer o melhor da sua produção contemporânea.
Após uma infância despreocupada e uma adolescência turbulenta, a Festa do Cinema Italiano atinge finalmente a maioridade através de uma programação ousada e consciente, da qual constam as mais recentes obras dos maiores autores de cinema italiano, inéditos em Portugal, e diretamente dos mais prestigiados festivais internacionais, como Cannes, Veneza e Berlim.
Organizada pela Associação Il Sorpasso, em colaboração com várias instituições públicas e com o apoio de parceiros privados, o festival de 2025 conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa, da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, do Instituto do Cinema e do Audiovisual - ICA e da Cinecittà.
17 de maio, sábado, 21H00
O Lugar do Trabalho
de Michele Riondino / Itália, França / 2023 / 99’
com Michele Riondino, Elio Germano, Vanessa Scalera, Domenico Fortunato
Drama, Legendado PT
O Lugar do Trabalho marca a poderosa estreia na realização do ator Michele Riondino, que narra a dura realidade da empresa siderúrgica ILVA em Taranto, sua terra natal. Em 1997, Caterino, um operário simples e rude, é recrutado pela empresa para espiar os colegas e denunciá-los. Enquanto procura uma saída para a miséria da sua vida, acaba por se ver preso num sistema perverso de controlo psicológico que o obriga a confrontar-se com a sua própria alienação e com a brutalidade do poder industrial. Vencedor de 5 Nastri d'Argento e 3 David di Donatello.
Bilhetes à venda em Ticketline.