SINTRA JAZZ 2021| JOÃO PAULO ESTEVES DA SILVA "BRIGHTBIRD TRIO"

Música
joo_paulo_esteves
Data: 2021-09-17 21:30

Local: Auditório Jorge Sampaio

JOÃO PAULO ESTEVES DA SILVA "BRIGHTBIRD TRIO" (PT/SUI)

João Paulo Esteves da Silva, Mário Franco e Samuel Rohrer combinam todas aquelas qualidades que costumam garantir o êxito deste formato de jazz "clássico", com um pé na música de câmara: um entendimento intuitivo, a fluidez e transparência da comunicação entre os músicos, as suas ações e reações, sequências solísticas que prolongam a fluidez do som e a cultura e nobreza musical. O trio não se define pela alegria ou melancolia melódica ou pela busca pura de harmonia. A sua procura desenvolve-se na abertura à improvisação, dispensando intenções banais para as suas peças e composições. Transforma aquilo que encontra em imagens sonoras concisas, que mantêm o rigor e a concentração, não se rebelando sob os dedos dos músicos.

A música do pianista João Paulo Esteves da Silva é moldada pelos mundos do jazz, da canção, da música clássica e da música tradicional. A profundidade emotiva assume, para João Paulo, maior importância que o virtuosismo. Para o pianista, emoção não tem a ver com volume. As suas publicações vão de CD a solo a gravações com big bands. Também poeta e tradutor, traduziu Shakespeare e Molière para o teatro, tem publicado regularmente os seus livros de poesia e composto música em diálogo com outras artes, como fotografia e cinema.

Neste contexto, Mário Franco é também a escolha ideal para esta formação. Como músico muito ligado ao repertório clássico, o seu som quente e suave é muitíssimo requisitado, o que leva a que colabore com músicos de jazz bem conhecidos. 

Tocando em outros trios, Samuel Rohrer é um dos improvisadores com mais influência da sua geração, tendo a experiência necessária para esta comunicação intuitiva com o contrabaixo e o piano. Prova, mais uma vez, ser um ouvinte sensível que, intervindo ativamente como músico, ajuda a manter e aumenta mesmo o fluxo de ideias.

 "Brightbird Trio" não é uma enésima variante na pletora de trios de piano. Deixa, isso sim, o idioma puro do jazz aventurar-se noutros territórios – bem acordado e perdido em sonhos.

 

João Paulo Esteves da Silva - piano | Mário Franco - contrabaixo | Samuel Rohrer - bateria

 

* O Programa Inclui 2 concertos duplos com duração de aproximadamente 45 minutos/cada sem intervalo (com 15 minutos para mudança de cena), acessíveis através de apenas um ingresso, e 1 concerto ao final da tarde de Domingo, com uma Orquestra de Jazz. Os concertos duplos possibilitam, na mesma sessão, a apresentação de diferentes projetos através dos quais se pretende destacar fundamentalmente as já mencionadas qualidades e diversidade estética.

 

Classificação etária: > 6 anos

Preço: 8,00 euros

Bilhetes à venda na Ticketline 

 

 

 

Todas as datas


  • 2021-09-17 20:30