SINTRA JAZZ 2021| MARIA JOÃO & CARLOS BICA QUARTET

Música
maria_joo
Data: 2021-09-17 20:30

Local: Auditório Jorge Sampaio

Maria João e Carlos Bica são dois nomes incontornáveis do jazz português. A colaboração entre estes dois nomes remonta à década de 80 e ficou registada nos álbuns “Conversa” (1986) e “Sol” (1991). Depois de 10 anos a tocarem juntos e muitos concertos pelo mundo fora, os seus caminhos separaram-se. Passados 25 anos, voltam a reunir-se com a cumplicidade de André Santos (guitarra) e João Farinha (teclas), dois talentosos músicos de uma nova geração, para em palco partilharem canções do mundo.

Maria João, cantora possuidora de um estilo único, tornou-se uma referência no campo da música improvisada. Uma capacidade vocal notável e uma intensidade interpretativa singular valeram-lhe não só o reconhecimento internacional, como a figuração na galeria das melhores cantoras da atualidade. Unânimes no aplauso, crítica e público nomearam-na “uma voz levada às últimas consequências”, declarando-a “uma cantora que não pára de evoluir”. A carreira de Maria João, tem sido pautada pela participação nos mais conceituados festivais de música. É também a única artista portuguesa a ter sido nomeada para o European Jazz Prize.

Carlos Bica é um músico português com projeção internacional. Entre os vários projetos musicais que lidera e para além das suas participações em outras áreas como teatro, cinema e dança, o seu trio AZUL com o guitarrista Frank Möbus e o baterista Jim Black, tornou-se na imagem de marca do contrabaixista. Ao longo da sua carreira, o contrabaixista, o compositor e o arranjador têm sempre coexistido de modo coerente e frutuoso.

Elementos provenientes de distintas latitudes musicais – que vão do jazz à música erudita contemporânea, passando pela música tradicional portuguesa e pelo fado – coexistem, sendo muitas vezes difícil destrinçar o papel desempenhado por cada um deles na construção do seu universo musical. É precisamente nessa confluência de estilos e influências – habilmente absorvidos e processados – que radica a principal mais-valia da sua obra.

Trabalhou e gravou na área da música popular com José Mário Branco, Carlos do Carmo, Camané, Cristina Branco, Pedro Caldeira Cabral, Janita Salomé e participou em inúmeros festivais de jazz tendo colaborado ou gravado com músicos como Ray Anderson, Kenny Wheeler, Aki Takase, Alexander von Schlippenbach, Lee Konitz, Mário Laginha, Albert Mangelsdorf, Paolo Fresu, João Paulo Esteves da Silva, Daniel Erdmann, DJ Illvibe, Kurt Rosenwinkel, David Friedman, John Zorn entre outros.

 

MARIA JOÃO & CARLOS BICA QUARTET (PT)

Maria João - voz | Carlos Bica - contrabaixo | João Farinha - piano, teclados | André Santos - guitarra

*O programa inclui 2 concertos duplos com duração de aproximadamente 45 minutos/cada sem intervalo (com 15 minutos para mudanças de cena), acessíveis através de apenas um ingresso, e 1 concerto ao final da tarde de Domingo, com uma Orquestra de Jazz. Os concertos duplos possibilitam, na mesma sessão, a apresentação de diferentes projetos através dos quais se pretende destacar fundamentalmente as já mencionadas qualidade e diversidade estética. 

Classificação etária: > 6 anos

Preço: 8,00 euros

Bilhetes à venda na Ticketline 

 

 

 

 

Todas as datas


  • 2021-09-17 20:30