SINTRA JAZZ 2021| MÁRIO LAGINHA

Música
mario_laginha
Data: 2021-09-18 20:30

Local: Auditório Jorge Sampaio

MÁRIO LAGINHA "Piano Solo" (PT)

A sua “casa” é o jazz, mas recusa encerrar-se lá dentro. Na sua música podemos encontrar um pouco de quase tudo, porque não fecha as portas a quase nada. Mário Laginha procura em vários lugares o material para construir o seu próprio universo musical. Muito mais do que misturas, há assimilação. O que se pode ouvir, no final, é... música.

Com uma carreira de mais de três décadas, Mário Laginha é habitualmente conotado com o mundo do jazz. Mas o universo musical que foi construindo é mais vasto, passando por sonoridades brasileiras, indianas, africanas, pela pop e o rock, e pelas bases clássicas que presidiram à sua formação.
Mário Laginha gravou um único disco a solo, “Canções e Fugas”, mas tem sobretudo partilhado a sua arte com outros músicos e criadores. Desde logo, com Maria João, com quem gravou mais de uma dezena de discos. E também com Pedro Burmester, Bernardo Sassetti, com quem cultivou grande cumplicidade e com músicos excecionais como Trilok Gurtu, Gilberto Gil, Lenine, Ralph Towner, Manu Katché, Dino Saluzzi, Kai Eckhardt, Julian Argüelles, Howard Johnson, André Mehmari ou Django Bates.

A obra mais recente do Mário Laginha Trio - com Bernardo Moreira e Alexandre Frazão - é “Mongrel”, a partir de temas originais de Chopin, e “Iridescente” é a sua última aventura musical com Maria João. Em finais de 2013, Mário Laginha e o seu Novo Trio lançaram “Terra Seca”, um disco que desbrava novos caminhos para o jazz e a música portuguesa. Em finais de 2015, retomou a colaboração com o pianista Pedro Burmester e em Novembro de 2017, conjuntamente com os músicos Julian Argüelles e Helge Norbakken editou em Inglaterra o álbum “Setembro”. Em 2018 inicia uma longa tournée com Camané que culmina na gravação do álbum “Aqui Está-se Sossegado”. Em 2019 e 2020 continua a atuar em Duo com Pedro Burmester, com Camané e com o seu Trio, com o qual acaba de gravar um novo disco. Em Outubro de 2020 edita o álbum “Atlântico”, o segundo do LAN TRIO (Laginha, Argüelles, Norbakken).

 

 

Classificação etária: > 6 anos

Preço: 8,00 euros

Bilhetes à venda na Ticketline 

 

*O programa inclui 2 concertos duplos com duração de aproximadamente 45 minutos/cada sem intervalo (com 15 minutos para mudanças de cena), acessíveis através de apenas um ingresso, e 1 concerto ao final da tarde de Domingo, com uma Orquestra de Jazz. Os concertos duplos possibilitam, na mesma sessão, a apresentação de diferentes projetos através dos quais se pretende destacar fundamentalmente as já mencionadas qualidade e diversidade estética.

 

 

 

 

Todas as datas


  • 2021-09-18 20:30